empreende

VÍDEO: dona de casa de Santa Maria faz lembrancinhas personalizadas

da redação*

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Thiane trabalha em casa, na Vila Belga

Um aniversário na família e a necessidade de oferecer lembrancinhas personalizadas aos convidados. Foi assim que surgiu o empreendedorismo na rotina da dona de casa Thiane Santos da Silva, 30 anos. Ela e o namorado, o ourives Deives Ferraz, 32, produziram itens para a festa de aniversário da mãe dele. De imediato, a qualidade e a beleza dos mimos agradaram os presenteados.

Assim, surgiu, há quatro anos, um negócio de sucesso: Coisa Boa Presentes e Lembranças, como relata a empreendedora no vídeo abaixo:


Deives é acostumado a lidar com objetos pequenos e delicados. Já Thiane, faz edição de imagens. Os dois utilizam papel, papelão e tecidos para criar quadros, cofres, cadernos, baús e carteiras, em um processo totalmente artesanal. Muitos desses materiais, inclusive, são reutilizáveis.

Além de estar atenta à parte estética dos produtos, Thiane também cria o texto que torna cada presente uma peça única. Segundo ela, desta forma, os problemas com direitos autorais são evitados e o objeto fica mais atrativo, já que carrega o nome do presenteado ou uma mensagem específica, com significado especial para cada cliente.

- Certa vez, recebi um pedido de uma lembrança com uma dessas frases prontas e muito usadas. Então, criei uma nova mensagem, a partir daquela, mas não igual, e coloquei o nome da filha da cliente no texto. A cliente aprovou a originalidade e desistiu da frase pronta - conta a autônoma.

ARTESANATO DA CULTURA NERD
No momento, o item mais vendido pela Coisa Boa Presentes e Lembranças é o baú do jogo Minecraft, que é "febre" entre jovens do mundo inteiro. Antes dele, o mais querido era o cofre do Mario Bros. Ou seja, a cultura nerd está presente no empreendimento e faz com que a maioria dos clientes sejam crianças e jovens. A confecção de itens com essa temática começou pelo gosto particular de Deives.

- Meu namorado fez pequenos quadros do Harry Potter para ele, que acabaram agradando aos clientes. E, como o meu cunhado jogava muito Minecraft, resolvemos fazer o baú. O pessoal gosta porque fica muito parecido com o aspecto gráfico do jogo. Já vi um casal discutir por conta do cofre do Mario. O rapaz queria comprar e a namorada não queria deixar - lembra Thiane.

Confira mais reportagens sobre empreendedorismo

A educadora especial Cíntia Iop conheceu o trabalho de Thiane pela internet e sempre recorre a ela quando quer presentear.

- Sou apaixonada pelo trabalho da Thiane. Além do preço acessível, ela consegue colocar minhas ideias nos produtos. Sempre precisamos de lembrancinhas para dar para os alunos, no final do ano, por exemplo. Os últimos itens que comprei dela foram quadros para os padrinhos da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) - relata Cíntia, que é educadora especial em Faxinal do Soturno.

Thiane confecciona as peças em casa, na Vila Belga, em tempo integral. Enquanto ela se dedica ao empreendimento, Deives divide a vida profissional entre o artesanato e o trabalho como ourives. Há cerca de três anos, eles também participam do Bric da Vila Belga.

Confira mais detalhes sobre o trabalho de Thiane:

COMO COMPRAR

Quem quiser conhecer ou adquirir os produtos da Coisa Boa Presentes e Lembranças pode entrar em contato pelo telefone (55) 99154-5751 ou visitar a página da Coisa Boa Presentes e Lembranças no Facebook.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

VÍDEO: casal de Santa Maria investe em confeitaria funcional Anterior

VÍDEO: casal de Santa Maria investe em confeitaria funcional

VÍDEO: Educadora Especial usa doces portugueses como renda extra Próximo

VÍDEO: Educadora Especial usa doces portugueses como renda extra

Empreendedorismo